domingo, 3 de agosto de 2014

Moitará oferece disciplina sobre Direito Indigenista e Povos Indígenas

O Grupo de Pesquisa de Direitos Étnicos Moitará, da Universidade de Brasília, oferece disciplina sobre Direito Indigenista e Povos Indígenas que ocorrerá no segundo semestre do ano letivo de 2014. Será a quarta edição da disciplina ofertada pelo Moitará.

A disciplina será oferecida como Prática e Atualização do Direito (PAD) 4, no Curso de Direito/UnB, e como Direitos Humanos e Cidadania, pelo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam/UnB). Podem solicitar a inscrição estudantes de qualquer curso da UnB ou mesmo de outra Instituição, não havendo requisito prévio.

Coordenada pela professora doutora Ela Wiecko, a disciplina contará com a participação de pesquisadores e pesquisadoras vinculadas ao Grupo Moitará, numa perspectiva multidisciplinar de ensino.

Já confirmaram participação Ana Catarina Zema, doutora em História/UnB; Sandra Nascimento, doutoranda em Ciências Sociais no Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas – CEPPAC/UnB; Tedney Moreira, assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e mestrando em Direito/UnB; Roberta Amanajás, doutoranda em Direito/UnB; Fabíola Araújo, mestranda em Direito/UnB; e Natália Dino, que trabalhou no Ministério da Justiça como membro suplente da Comissão Nacional de Política Indigenista.

A disciplina apresentará a situação dos povos indígenas no Brasil, a trajetória da legislação indigenista desde a Colônia, a mudança paradigmática operada na Constituição de 1988, os movimentos indígenas e os obstáculos à efetiva igualdade étnica, no marco epistemológico do pós-colonialismo  e  dos direitos humanos.

Serão ainda feitos estudos de casos com situações atuais envolvendo os direitos dos povos indígenas.

As aulas, que começam a partir do próximo dia 15 (15/08), ocorrerão às sextas-feiras, de 8h às 11h40, na Faculdade de Direito/UnB.


Contato: moitaraunb@gmail.com