quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Grupo Moitará realiza Encontro Nacional no Estado de Roraima

por Cláudia Cavalcante

O Grupo de Pesquisa de Direitos Étnicos (Moitará) da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Universidade Estadual de Roraima (UERR) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR), realizam nos dias 19 a 22 de novembro, em Boa Vista, Roraima, o Encontro Nacional “Povos Originários: entre a mobilidade e as fronteiras”.

A temática irá abordar o fluxo migratório oriundo da Venezuela que trouxe a especificidade da migração com permanência no território brasileiro do Povo Warao, Panare e outros povos em movimento transfronteiriço e visa reunir pesquisadores e pesquisadoras, gestores e gestoras que lidam diretamente com a questão localmente, nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, principalmente, onde a maioria destes indígenas se concentra, embora haja registro deles nas cidades de Manaus, Belém e Santarém.

Esta é a segunda vez que o Grupo Moitará realiza encontro acadêmico em Roraima. A primeira edição correu em 2017, na Universidade Federal de Roraima em formato de seminário, e abordou o tema: “Os Direitos dos Povos Indígenas: perspetivas e desafios nos 10 anos da Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas”.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente por meio eletrônico no site: https://www.even3.com.br/encontronacionalmoitararr. O evento acontecerá nas instalações da UERR, em Boa Vista, localizada na rua Sete de Setembro, 231 – Bairro Canarinho, com carga horária de cerca de 30 horas. Programação completa em breve.


Grupo Moitara
Contato: moitaraunb@gmail.com
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/moitara.unb