sábado, 17 de novembro de 2018

DIREITO INDÍGENA: Encontro Nacional inicia na próxima segunda-feira, em Roraima

por Cláudia Cavalcante
De 19 e 22 de novembro, Boa Vista, no Estado de Roraima, será a capital nacional do Direito Indígena. 

Na próxima segunda-feira, 19, na Universidade Estadual de Roraima (UERR), será dado o start para os debates acerca do tema “Povos Originários: entre a mobilidade e as fronteiras”. O encontro nacional é coordenado pelo Grupo de Pesquisa de Direitos Étnicos (Moitará) da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com UERR e a Universidade Federal de Roraima (UFRR).
  
A temática irá abordar o fluxo migratório oriundo da Venezuela que trouxe a especificidade da migração com permanência no território brasileiro do Povo Warao, Panare e outros povos em movimento transfronteiriço e visa reunir pesquisadores e pesquisadoras, gestores e gestoras que lidam diretamente com a questão localmente, nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, principalmente, onde a maioria destes indígenas se concentra, embora haja registro deles nas cidades de Manaus, Belém e Santarém.

Na abertura, prevista para iniciar às 19 horas, contará com a presença de Ailton Krenak, líder intelectual e escritor indígena, membro do povo Krenak/MG, que fará conferência sobre “Povos Originários e os Estados Nacionais: entre os direitos, a mobilidade e a imposição de fronteiras”. O evento segue até o próximo dia 22.
Esta é a segunda vez que o Grupo Moitará realiza encontro acadêmico em Roraima. A primeira edição correu em 2017, na Universidade Federal de Roraima em formato de seminário, e abordou o tema: “Os Direitos dos Povos Indígenas: perspetivas e desafios nos 10 anos da Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas”.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente por meio eletrônico no site: https://www.even3.com.br/encontronacionalmoitararr. O evento acontecerá nas instalações da UERR, em Boa Vista, localizada na rua Sete de Setembro, 231 – Bairro Canarinho, com carga horária de cerca de 30 horas.

Os simpósios para apresentação dos resumos expandidos iniciam às 14 horas, no auditório da UERR.

Clique aqui e confira a agenda de apresentação oral dos resumos expandidos no Simpósio do dia 19/11, das 14h às 17h, no auditório da UERR.

Confira a programação completa no site do evento:  Encontro Nacional Moitará Unb/RR - Mobilidade e Fronteira.

Grupo Moitará
e-mail: moitaraunb@gmail.com