quinta-feira, 30 de abril de 2020

ACAMPAMENTO TERRA LIVRE

Moitará e Jusdiv participam dos debates no ATL 2020 online

O Grupo de Pesquisa em Direitos Étnicos (Moitará) e o Projeto de Extensão Escritório Jurídico para a diversidade Étnica e Cultural (Jusdiv), da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília participam nesta quinta, 30 de abril, dos debates do Acampamento Terra Livre online – ATL 2020, coordenado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). 

Com o painel Presos Indígenas e a Covid-19, o Grupo Moitará e o Jusdiv marcam presença hoje, a partir das 17 horas, ao vivo, na edição da ATL 2020, que terá como mediadora a professora da UnB, Ela Wiecko; Eloy Terena, assessor jurídico da APIB; Natália Dino (UnB); Keyla Pataxo (UnB) e Anna Lazo (UnB).

Neste painel serão apresentados dados preliminares do relatório produzido pelos pesquisadores do Grupo Moitará e do Jusdiv, como parte da pesquisa científica que será publicada em breve abordando a temática do Coronavírus e os presos indígenas no sistema prisional brasileiro. 


O evento, que tradicionalmente reunia na Capital Federal, em abril, milhares de indígenas de diversas etnias para discutir e apresentar soluções para a defesa de seus territórios e direitos, pela primeira vez acontece virtualmente, pela rede mundial de computadores, em face do estado de emergência causado pela pandemia do Covid-19.

Por meio Facebook, no link do perfil @apiboficial estão sendo realizadas com uma série de discussões, transmissões ao vivo e apresentações culturais orientadas a estimular a mobilização indígena e denunciar o cenário de omissão do Estado brasileiro quanto a esses povos. 

Nesta edição, a ATL 2020 coloca no centro dos debates a violação dos direitos indígenas no Brasil, em especial quanto a conduta que o atual governo tem adotado, seguindo à risca a inconstitucional promessa de não demarcar os territórios, agravando conflitos, violências e a vulnerabilidade social de diversos grupos. 

A mobilização do Acampamento Terra Livre é uma ação nacional que ocorre todo ano, a partir de 2004, para tornar visível a situação dos direitos indígenas e reivindicar do Estado brasileiro o atendimento das demandas e reivindicações dos povos indígenas.

Sobre a APIB
Criada a partir do Acampamento Terra Livre de 2005, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB é uma instância de aglutinação e referência nacional do movimento indígena no Brasil, que nasceu com o propósito de fortalecer a união dos povos indígenas, a articulação entre as diferentes regiões e organizações indígenas do país; unificar as lutas dos povos indígenas, a pauta de reivindicações e demandas e a política do movimento indígena; mobilizar os povos e organizações indígenas do país contra as ameaças e agressões aos direitos indígenas. Para saber mais sobre a APIB, acesse: http://apib.info/apib/.

Clique aqui e confira a íntegra da programação.


Grupo Moitará
e-mail: moitaraunb@gmail.com 

Siga-nos: Facebook moitara.unb 
Twitter 
@Grupo_Moitara