quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

COTAS INDÍGENAS:

Nos 60 anos de Brasília o pioneirismo da UnB na implementação das cotas para indígenas


Roda de conversa online com o tema: "Nos 60 anos de Brasília o pioneirismo da UnB na implementação das cotas para indígenas", será realizada no próximo dia 11 de dezembro (sexta-feita), das 18h às 19;30h, com transmissão exclusiva pelo You Tube, no canal do CADIR/UnB:  no link:  https://www.youtube.com/watch?v=MG7wFJo-joQ.

O evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Direitos Étnicos da Universidade de Brasilia - Moitara, integra programação criada pela instituição de ensino superior em comemoração aos 60 anos de criação da Capital Federal.

UnB foi a primeira instituição de ensino superior do Brasil a ofertar vagas específicas aos indígenas, tendo firmado, em 2004, Convênio de Cooperação com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), instituindo a criação de vagas suplementares e vestibular específico para estudantes indígenas. 

Em 2012, com a promulgação da "Lei de Cotas" (Lei 12.711) tornou-se obrigatória a reserva de vagas nas universidades federais para pretos, pardos e indígenas. 

Transcorridos 16 anos do Convênio de Cooperação e 8 da Lei de Cotas, é  mportante  mostrar à comunidade acadêmica e à externa quem são esses estudantes indígenas, suas trajetórias acadêmicas, expectativas e dificuldades enfrentadas, bem como a importância da inclusão dos indígenas para implementar o projeto democrático e inovador dos fundadores da UnB.

O evento contará com a participação e mediação da Ela Wiecko, Professora da Faculdade de Direito e dos Programas de Pós-graduação PPDG e PPGDH, ambos da Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Direitos Étnicos Moitará e do Projeto de Extensão Escritório Jurídico para Diversidade Étnica e Cultural - JUSDIV, ambos da Faculdade de Direito da UnB. 

Palestrantes: Keyla PataxóDoutoranda do PPGD/UnB; Victória BarbosaEstudante de Direito e extensionista do Jusdiv FD/UnB; Cláudia Regina Coordenadora da Questão Indígena na UnB e Jeniffer Tupinikim, Estudante de Saúde Coletiva e representante da Associação dos Acadêmicos Indígenas da UnB (AAIUnB).

Para conhecer um pouco mais sobre o tema e participar dos debates na roda de conversa basta acessar o link: https://www.even3.com.br/60anosbrasiliaunbcotasindigenas e realizar a inscrição no site oficial do evento.


Grupo Moitará
e-mail: moitaraunb@gmail.com  

Siga-nos: Facebook moitara.unb 
Twitter 
@Grupo_Moitara