segunda-feira, 19 de abril de 2021

ABRIL INDÍGENA - 2021

Mineração e Garimpo em Terras Indígenas: Conexões Perigosas

por Cláudia Cavalcante

No mês da resistência indígena, o Congresso Nacional retoma a tramitação do Projeto de Lei n.º 191/2020, que regulamenta a pesquisa e a lavra de recursos minerais e hidrocarbonetos e o aproveitamento de recursos hídricos para geração de energia elétrica em terras indígenas, bem como institui a indenização pela restrição do usufruto de terras indígenas.

Não é de hoje que esse tema vem ganhando força no cenário político, especialmente na gestão do atual Governo Federal, que tenta desconstituir o Estado Democrático de Direito violando leis e incentivando a invasão em terras indígenas no Brasil.

De olho nessa temática, pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Direitos Étnicos da Universidade de Brasília  (Moitará/UnB)/Escritório Jurídico para a Diversidade Étnica e Cultural (JUSDIV), em parceria com a Universidade Estadual de Roraima (UERR) e a Faculdade de Direito de São Paulo (USP/FD), vêm promovendo uma série de iniciativas no sentido de unir esforços para o fortalecimento a defesa da causa indígena no Brasil. 

Mineração e Garimpo em Terras Indígenas: Conexões Perigosas foi tema do último encontro nacional realizado virtualmente face da pandemia e que dezenas de participantes de  de diversas regiões brasileiras em torno do tema, que tem preocupado lideranças indígenas, pesquisadores da área e instituições de defesa de direito dos povos indígenas no Brasil e no mundo.

Diante deste cenário preocupante, é cada vez mais importante que a população esteja bem informada acerca dos riscos que a liberação do garimpo em terras indígenas representa para todos – índios e não índios, afirmam os pesquisadores.

Para reafirmar o trabalho, a preocupação e o apoio aos povos indígenas no Brasil face a constante usurpação de seus direitos, o Grupo Moitará e o JusDiv disponibilizam logo a baixo, link com a íntegra do encontro nacional.

Oportuno ressaltar que apesar da pandemia do COVID-19, o garimpo em terras indígenas vem aumentando de forma assustadora.

Dados do relatório ‘Cicatrizes na Floresta - Evolução do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY) em 2020’produzido pela Hutukara Associação Yanomami (HAY) e Associação Wanasseduume Ye’kwana (Seduume), apontam que janeiro a dezembro de 2020, uma área equivalente a 500 campos de futebol foi devastada na Terra Indígena Yanomami, localizada ao extremo Norte do Brasil, entre os estados do Amazonas e Roraima.

Conforme o documento, o total de área desmatada  corresponde a 2.400 hectares - e somente em 2020 o aumento foi de 30%. E isso é apenas um dos exemplos de grave violação de direito do povos indígenas no Brasil.

Para saber mais sobre o tema cliquei no links das mesas temáticas do evento abaixo:

Mesa 1:

Mesa 2: 

Conheça os quatro principais projetos que ameaçam direitos indígenas no Congresso Nacional:
Grupo Moitará
e-mail: moitaraunb@gmail.com
Siga-nos: https://www.facebook.com/moitara.unb/